sexta-feira, novembro 10, 2006

Quantos dias tem um mês?

Intriga-me esta ideia de que os meses têm dias diferentes.

Fui-me informar e fiquei a conhecer a evolução dos calendários. Gregos e Romanos, como sempre, calendários lunares e solares...o ano bissexto, já naquela altura (depois de algumas correcções).

De dez meses para doze...

Veio o calendário Juliano...e os 365 e 366 dias por ano.

A meio do sec. XVI, um novo calendário...o Gregoriano. O finalmente! É este o nosso, como o conhecemos. Com os 365 e 366 dias por ano, os meses com 31 e 30, e mais o coitadinho do Fevereiro que tem 28 ou 29. Está bem, foi o último a chegar, mas...

Não percebo, alguém me explica porque não fazem uma redistribuição de dias...solidariedade no calendário. Não?
É que dá...
Ora vejam, 30x12=360, certo?
Sobram 5 ou 6 dias, conforme o ano é bissexto ou não. Dá para distribuir estes dias por 5 ou 6 meses. Podia ser...
Janeiro, Março, Maio, Julho, Setembro (31);
Novembro (30 ou 31);
Fevereiro, Abril, Junho, Agosto, Outubro, Dezembro (30).

Que acham? Que tal uma petição para uma redistribuição dos dias do mês mais justa?

5 comentários:

Anónimo disse...

Oh João,
então e se fosse:

30x11=330 + 35 ou 36?

O Dezembro nunca mais acabava! :) Era só festa!

joaosete disse...

eu preferia um junho ou julho maior. E depois...o fim do ano sempre a mudar...é uma ideia.

Rui Silva disse...

Epá, tens consciencia da pipa de dinheiro que isso ia custar? Deixa estar assim, não mexas mais.

Nuno disse...

Talvez intercalando os meses de 30 e de 31 dias desse melhor resultado, por causa das estações do ano, solstícios, etc. (repara que as estações do ano começam sempre ao mesmo dia do mês...)

joaosete disse...

concordo com o nuno. e é a "proposta" inicial. Obrigado pelo "apoio" científico da questão...

Rui, não sou eu que pago :)