sábado, janeiro 14, 2006

In...diferente?

Quantas vezes passei pelas prateleiras da fnac e não vi este livro? Apesar da capa que me chamava, o nome não me inspirava muito: O Fiel Jardineiro. Não me atrevi sequer a folheá-lo um pouco, o meu terceiro passo antes de comprar um livro.

Chegou depois o filme. Mais uma vez o nome. Até que um dia me recomendaram: " Devias ir ver o filme, vais gostar." A recomendação foi mais forte e não resisti.


Senti, como não me senti-a há muito no cinema. Segui, atento como uma coruja, toda a história que me era revelada aos poucos. E como sabe bem ir descobrindo, devagar. É tão frequente imaginar um filme de uma ponta a outra apenas com os primeiros traços. Não é o caso deste jardineiro.
Em relação ao título do post...In...diferente. Mais uma vez este realizador consegue criar algo que nos incomoda. Algo que nos põe no nosso lugar com a esperança de acordarmos deste sono profundo. Mostra-nos um mundo que sabemos que existe, mas com o qual não nos queremos confrontar. A responsabilidade não é nossa e nunca teremos possibilidades de mudar seja o que for. A resignação é uma das hipóteses e a principal opção.

Estarei atento e tentarei salvar o que puder, o que estiver ao meu alcance, ao alcance do meu braço. Isso basta para "deixar o mundo um pouco melhor do que o que o encontrei."

Sem comentários: