segunda-feira, agosto 21, 2006

O meu querido Amigo "Fibonacci"

Encontrei esta cartaz, de um amigo...



Já sabe quem é o Professor José Paulo Viana?

O Professor José Paulo Viana é professor de Matemática numa escola secundária de Lisboa.
Entusiasta das matemáticas recreativas e autor da secção semanal “Desafios” no jornal Público, tem sido um excelente divulgador de Matemática através de conferências e sessões em escolas, quer para alunos, quer para professores. A ESEIG tem agora o privilégio de receber o seu memorável espectáculo de Magia.
O Professor José Paulo Viana é, ainda, dinamizador de cursos de formação de professores nas áreas de probabilidades, da resolução de problemas e da utilização das tecnologias gráficas, bem como autor de vários manuais escolares.
Quem tem o privilégio de contactar com ele apercebe-se que o Professor é uma pessoa admirável. A presença dele na ESEIG será, certamente, mágica!


Este reencontro fez-me lembrar as minhas aulas de matemática com o Professor Zé Paulo. A energia com que percorria as carteiras para tirar dúvidas e para aguçar o nosso instinto com os números. As saudades que tenho dos "números da semana" (jogo parecido com o 1º da auto-estrada). As aulas, ou encontros em que se perdia em nos mostrar as suas habilidades com as cartas, pura magia. Ensinava, com o olhar, a brincar com os números, a torná-los parceiros. Foi o primeiro professor a dizer à minha mãe: "- João Filipe?...Ah! o Jofê! Não tenho nada a dizer. " Também terá sido o último. :)

Lembro-me ainda dos jogos de futebol que fez connosco, era guarda-redes. Nunca soube muito bem qual era a sua idade, nem hoje, mas parece ser mais uma qualidade deste senhor que domina os números. No final do secundário, mesmo não sendo nosso professor, levou-nos ao Gerês, terra que ele visita, ou visitava, com frequência.

É das melhores lembranças que tenho do secundário. A cara com um sorriso, a mala cheia de máquinas de calcular, sempre com as novidades...o cabelo e a barba que se foram adaptando à idade...o meu querido amigo "Fibonacci".

Lá terei de ir fazer uma visita à secundária Vergílio Ferreira, matar as saudades.

5 comentários:

janica disse...

Acho que nunca vi este prof. sem este sorriso dele! E o seu passo apressado! :)

Se passares aqui pela freguesia, aind ao encontras pelas ruas, de vez em quando.

Beijinhos

joaosete disse...

uma vez, durante uma aula onde a confusão se estava a instalar...este simpático e amigo professor solta um valente berro...

Foi o suficiente para percebermos que estávamos a abusar.. "até p prof. Zé Paulo gritou?" :)

beijinho para ti tb

Anónimo disse...

Nunca tive aulas com ele, mas um dia estava a ir à reprografia com uma colega e ele vira-se para nós:
- Mas que lindas meninas! Qual é a vossa turma?
- 7º3ª- respondemos
- Ah! Eu acho que nunca lá fui dar aulas de substituição, mas isso vai mudar!

Anónimo disse...

é meu stor este ano, vai-nos levar ao geres ahah, continua com o seu sorriso e a mandar os problemas da semana pa casa.

Anónimo disse...

Que maravilha! Fui aluna do prof. Zé Paulo vai para 30 anos, em Palmela e está sempre igual a ele próprio.
Acho que eu e uns colegas lhe vamos fazer uma valente surpresa!