domingo, junho 07, 2009

Eleições

E o ciclo volta a mudar. É assim desde que me conheço. As pessoas vão ficando insatisfeitas, e chega a altura em que o voto muda, ou será que o que muda é mesmo o partido. Vendo bem com atenção, votaram cerca de 3,5M de portugueses, e o que impressiona é que ficaram por ir votar quase 5,9M. Só para apimentar, os votos brancos e nulos somados, dão 6,63%, o suficiente para inverter o resultado das eleições.

Vivemos em constante insatisfação e será sempre assim, ciclicamente, muda o governo, mantém-se a contestação.

Vejo cachecóis a serem agitados em comícios, ouço cânticos de estádio a festejar estes resultados. Vivemos uma clubite desenfreada e irresponsável. Precisamos de pessoas capazes de entusiasmar verdadeiramente os eleitores. Precisamos de gente com paixão a falar para as pessoas, a chamar as pessoas para serem partes integrantes das decisões importantes sobre as suas vidas.

Precisamos, nós também, de ser interventivos, participativos e acima de tudo, exigir responsabilidades aos partidos que governam o país há mais de 20 anos. Temos de exigir uma oposição mais responsável, mais construtiva, pois foram eleitos para representar não para contrapôr. A responsabilidade pela abstenção é de todos, mas mais uma vez, é preferível saudar os vitoriosos internos e desresponsabilizar as derrotas.

Viva o desinteresse e o oportunismo político!
Viva a praia, o sol e os centros comerciais!
Vivam os quase 6 milhões de nadas!

Sem comentários: